THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 

Quem somos?

Analytics Brasil é uma representação do Laboratório Americano Analytics Corporation, reconhecido mundialmente desde 1977 pelas análises realizadas na área de Higiene Industrial.

A Analytics Brasil chega ao mercado brasileiro trazendo serviços para fins de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho como análises químicas, assessoria e consultoria, treinamentos e aluguel de equipamentos.






Saiba a importância das Normas de Higiene Ocupacional - NHOs

Analytics Brasil      sexta-feira, 9 de junho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Saiba a importância das Normas de Higiene Ocupacional - NHOs

As NHOs - Normas de Higiene Ocupacional são de suma importância para o bem estar de empresas e colaboradores. Mas, você sabe para que elas servem, ou ainda, como aplicá-las na emrpresa? Além das NRs - Normas Regulamentadoras, criadas pelo MTE para a segurança do trabalho, as NHOs tem como objetivo estabelecer os limites de tolerância e os critérios técnicos dos equipamentos utilizados nas avaliações de riscos ocupacionais. Elas são essenciais para orientar o controle dos agentes de riscos ambientais, assim como disponibilizam metodologias para avaliações ocupacionais. Pensando nisto, trouxemos a importância das Normas de Higiene Ocupacional.

Não se esqueça de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

 Avaliação Quantitativa x NHOs

Quando um agente é identificado, é preciso realizar uma avaliação para calcular o quanto aquele risco está prejudicando o trabalhador durante a jornada de trabalho. Para isso, existem duas formas de avaliação: a qualitativa e a quantitativa. A qualitativa serve para identificar o risco, sem que seja possível mensurar, ou seja, atribuir um valor para provar que ele está no ambiente. Já a avaliação quantitativa permite avaliar o risco através de instrumento e atribuir um valor de concentração ou exposição ao agente, sendo monitorados através de medições realizadas por instrumentos.

Compartilhe este post e marque seus amigos!

Para avaliar os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho de forma quantitativa, devemos utilizar alguns instrumentos. Por isso, a NHO estabelece quais os tipos de equipamentos de medição deve ser utilizado em cada caso. Às vezes, o risco foi avaliado, porém, o equipamento utilizado para avaliação não está de acordo. Por isso, a importância de avaliar os riscos ambientais com os equipamentos de medição correto. A Norma de Higiene Ocupacional irá auxiliar o profissional a monitorar corretamente e realizar a avaliação dos riscos.

As Normas de Higiene Ocupacional estabelecidas pela Fundacentro:

01 Procedimento técnico - avaliação da exposição ocupacional ao ruído;
03 Método de ensaio: análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros e membrana;
04 Método de ensaio: método de coleta e a análise de fibras em locais de trabalho;
05 Procedimento técnico - avaliação da exposição ocupacional aos raios X nos serviços de radiologia;
07 Calibração de bombas de amostragem individual pelo método da bolha de sabão;
08 Coleta de material particulado sólido suspenso no ar de ambientes de trabalho;
09 Procedimento técnico - avaliação da exposição ocupacional a vibração de corpo inteiro;
10 Procedimento técnico - avaliação da exposição ocupacional a vibração em mãos e braços.

Apesar de utilizar a metodologia de avaliação de riscos da NHOs, devemos sempre respeitar e seguir os limites de tolerância da NR 15. Quando não encontrar na NR 15, é interessante utilizar a metodologia das NHOs ou ACGIH (Norma Internacional). O ideal é unir as duas metodologias para obter um maior controle do risco, identificar os principais fatores de exposição e estabelecer as medidas de segurança necessária para combater o agente.

A Analytics Brasil tem toda a estrutura necessária para a higiene ocupacional assertiva de sua empresa. Contate-nos e saiba mais!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Referências Bibliográficas

Normas de Higiene Ocupacional - FUNDACENTRO

Comentários