THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 

Quem somos?

Analytics Brasil é uma representação do Laboratório Americano Analytics Corporation, reconhecido mundialmente desde 1977 pelas análises realizadas na área de Higiene Industrial.

A Analytics Brasil chega ao mercado brasileiro trazendo serviços para fins de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho como análises químicas, assessoria e consultoria, treinamentos e aluguel de equipamentos.






Bombas de amostragem pessoal

Analytics Brasil      sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Bombas de amostragem pessoal

A bomba de amostragem pessoal, também popularmente conhecida como bomba gravimétrica, é utilizada para coletar agentes biológicos, agentes químicos (como névoas, particulados, vapores) e outros contaminantes que podem causar danos à saúde do trabalhador. Este equipamento deve atender aos requisitos dos métodos de avaliação, NIOSH e OSHA, e das normas aplicáveis como a NHO 08 e ABNT NBR 12.085 MB-3422. Pensando nisto, trouxemos este artigo sobre bombas de amostragem pessoal e sua importância.

Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as novidades da Analytics Brasil.

O que são bombas de amostragem pessoal?

A bomba de amostragem pessoal consiste em um equipamento portátil utilizado para coletas de amostras do ar para análises de higiene ocupacional. Podem ser coletados os mais diversos contaminantes que possivelmente causam riscos à saúde do trabalhador. A utilização correta da bomba de amostragem pessoal é de suma importância para o cumprimento das normas de segurança do trabalho, de higiene ocupacional e das diversas metodologias de avaliação.

A Analytics Brasil possui uma equipe técnica capacitada para auxiliá-lo na utilização de equipamentos durante a amostragem, além de fornecer os equipamentos calibrados e prontos para uso.

Tipos de bomba de amostragem pessoal

As bombas podem ser divididas em bombas de baixa vazão - caracterizada pelas vazões de amostragem entre 0,005L/min até 0,5L/min, e as bombas de alta vazão,que possuem vazão de trabalho entre0,5L/min e 6L/min. No mercado existem algumas bombas de amostragem pessoal de alta vazão que podem ser adaptadas para trabalharem em baixa vazão. Para isso, basta utilizar um redutor de vazão. Lembrando que para isso, a bomba deve trazer esta especificação, para garantir que a utilização do redutor não traga problemas à amostragem. É importante sempre seguir a especificação técnica do fabricante quanto a faixa de vazão de trabalho do equipamento. Erroneamente algumas pessoas utilizam redutores de vazão em bombas que não possuem especificação para trabalhar em baixa vazão, a exemplo da bomba BDX II, que segundo o fabricante sua vazão de operação é de 0,5L/min a 3L/min. O inverso (bomba de baixa vazão operar em alta vazão) também não é possível.

Algumas funções da bomba de amostragem pessoal

As bombas de amostragem pessoal geralmente contam com um dispositivo eletrônico que compensa possíveis perdas de fluxo causadas por condições adversas como, por exemplo, divergência de pressão atmosférica e restrições de fluxo de ar, de forma que a bomba de amostragem consegue compensar o fluxo de ar para manter a vazão constante. Entretanto ainda existem bombas desprovidas desta tecnologia e consequentemente com menor custo.

Algumas bombas de amostragem pessoal indicam através de um cronômetro o tempo em minutos que a bomba operou, mas é extremamente importante que este dado seja confirmado com um cronômetro pessoal.

Calibração da bomba de amostragem

Seguindo o habitual de instrumentos que realizam leituras, as bombas de amostragem pessoal requerem calibração de campo, possuindo até mesmo uma NHO somente para isso, a NHO 7. Existem dois tipos de calibração: a calibração de campo e a calibração de laboratório. A calibração de campo é feita mais frequentemente com um calibrador de fluxo digital previamente calibrado em laboratório. Esta calibração de campo deve ser realizada antes da amostragem, para adequar a vazão da bomba à vazão exigida pelo método de análise do agente químico a ser analisado. Já em relação à calibração de laboratório esta deve ser realizada apenas no calibrador de fluxo digital garantindo que condições adversas à amostragem interfiram o mínimo possível garantido a confiabilidade no volume de ar amostrado.

A Analytics Brasil também oferece aluguel de equipamentos para a higiene ocupacional, incluindo a bomba de amostragem pessoal. Contate-nos e saiba mais!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Comentários