THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 

Quem somos?

Analytics Brasil é uma representação do Laboratório Americano Analytics Corporation, reconhecido mundialmente desde 1977 pelas análises realizadas na área de Higiene Industrial.

A Analytics Brasil chega ao mercado brasileiro trazendo serviços para fins de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho como análises químicas, assessoria e consultoria, treinamentos e aluguel de equipamentos.






09 Classes de produtos perigosos

Analytics Brasil      sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

09 Classes de produtos perigosos

São considerados produtos perigosos aqueles que estão relacionados à Resolução Nº 420/04 da ANTT, ou aqueles que apresentem riscos à saúde humana, à segurança pública e/ou ao meio ambiente. Além disto, a Resolução também aborda o número ONU (Organização das Nações Unidas) e o número de risco dos produtos, bem como a classe de risco que os produtos perigosos se enquadram.

Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

Produtos perigosos

Os produtos perigosos são caracterizados por causar riscos à saúde, podendo ocasionar acidentes e acarretar em danos ao meio ambiente, caso haja liberações acidentais destes produtos. Os produtos perigosos,constantemente manuseados e transportados,podem resultar em grandes riscos à saúde dos trabalhadores. Divididos em 09 classes, entender a tabela de classificação, bem como a FISPQ do produto, é fundamental em uma gestão de segurança e saúde no trabalho assertiva.

Número ONU

O número ONU é um código de identificação da Organização das Nações Unidas, que visa fornecer informações sobre determinado produto ou substância.  O número ONU de um produto pode ser consultado neste link. São exemplos de número ONU:

- Gasolina: 1203;
- Cloro: 1017.

Número de risco

O número de risco é responsável por classificar a natureza do perigo de um produto ou substância e sua intensidade. O número de risco é fomentado pela Resolução Nº 420/04 da ANTT. São exemplos:

- Gasolina: 33;
- Cloro: 266.

Classe de risco

A Organização das Nações Unidas dividiu produtos perigosos em nove classes, que compreendem os riscos de cada produto e suas subclasses. Abaixo, na íntegra, a Tabela com as classes de produtos perigosos classificados pela ONU, disponível na Resolução Nº 420/04 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT):

 

Classe

Subclasse

Definição

Classe 1
Explosivos

1.1

Substância e artigos com risco de explosão em massa.

1.2

Substância e artigos com risco de projeção, mas sem risco de explosão em massa.

1.3

Substâncias e artigos com risco de fogo e com pequeno risco de explosão ou de projeção, ou ambos, mas sem risco de explosão em massa.

1.4

Substância e artigos que não apresentam risco significativo.

1.5

Substâncias muito insensíveis, com risco de explosão em massa;

1.6

Artigos extremamente insensíveis, sem risco de explosão em massa.

Classe 2
Gases

2.1

Gases inflamáveis: são gases que a 20°C e à pressão normal são inflamáveis quando em mistura de 13% ou menos, em volume, com o ar ou que apresentem faixa de inflamabilidade com o ar de, no mínimo 12%, independente do limite inferior de inflamabilidade.

2.2

Gases não-inflamáveis, não tóxicos: são gases asfixiantes, oxidantes ou que não se enquadrem em outra subclasse.

2.3

Gases tóxicos: são gases, reconhecidamente ou supostamente, tóxicos e corrosivos que constituam risco  à saúde das pessoas.

Classe 3
Líquidos Inflamáveis

-

Líquidos inflamáveis: são líquidos, misturas de líquidos ou líquidos que contenham sólidos em solução ou suspensão, que produzam vapor inflamável a temperaturas de até 60,5°C, em ensaio de vaso fechado, ou até 65,6ºC, em ensaio de vaso aberto, ou ainda os explosivos líquidos insensibilizados dissolvidos ou suspensos em água ou outras substâncias líquidas.

Classe 4 
Sólidos Inflamáveis; Substâncias sujeitas à combustão espontânea; substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis

4.1

Sólidos inflamáveis, substâncias auto-reagentes e explosivos sólidos insensibilizados: sólidos que, em condições de transporte, sejam facilmente combustíveis, ou que por atrito possam causar fogo ou contribuir para tal; substâncias auto-reagentes que possam sofrer reação fortemente exotérmica; explosivos sólidos insensibilizados que possam explodir se não estiverem suficientemente diluídos.

4.2

Substâncias sujeitas à combustão espontânea: substâncias sujeitas a aquecimento espontâneo em condições normais de transporte, ou a aquecimento em contato com ar, podendo inflamar-se.

4.3

Substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis: substâncias que, por interação com água, podem tornar-se espontaneamente inflamáveis ou liberar gases inflamáveis em quantidades perigosas.

Classe 5
Substâncias Oxidantes e Peróxidos Orgânicos

5.1

Substâncias oxidantes: são substâncias que podem, em geral pela liberação de oxigênio, causar a combustão de outros materiais ou contribuir para isso.

5.2

 

Peróxidos orgânicos: são poderosos agentes oxidantes, considerados como derivados do peróxido de hidrogênio, termicamente instáveis que podem sofrer decomposição exotérmica auto-acelerável.

Classe 6
Substâncias Tóxicas e Substâncias Infectantes

6.1

Substâncias tóxicas: são substâncias capazes de provocar morte, lesões graves ou danos à saúde humana, se ingeridas ou inaladas, ou se entrarem em contato com a pele.

6.2

Substâncias infectantes: são substâncias que contém ou possam conter patógenos capazes de provocar doenças infecciosas em seres humanos ou em animais.

Classe 7
Material radioativo

-

Qualquer material ou substância que contenha radionuclídeos, cuja concentração de atividade e atividade total na expedição (radiação), excedam os valores especificados.

Classe 8
Substâncias corrosivas

-

São substâncias que, por ação química, causam severos danos quando em contato com tecidos vivos ou, em caso de vazamento, danificam ou mesmo destroem outras cargas ou o próprio veículo.

Classe 9
Substâncias e Artigos Perigosos Diversos

-

São aqueles que apresentam, durante o transporte, um risco  não abrangido por nenhuma das outras classes.

 

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fontes:

http://appasp.cnen.gov.br/seguranca/transporte/documentos/Resolucao-ANTT-420.pdf

http://www.bvsde.paho.org/cursode/p/modulo1-5.1.php

 

Comentários