THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 

Quem somos?

Analytics Brasil é uma representação do Laboratório Americano Analytics Corporation, reconhecido mundialmente desde 1977 pelas análises realizadas na área de Higiene Industrial.

A Analytics Brasil chega ao mercado brasileiro trazendo serviços para fins de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho como análises químicas, assessoria e consultoria, treinamentos e aluguel de equipamentos.






Análise da qualidade do ar em ambientes climatizados

Analytics Brasil      sexta-feira, 26 de maio de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Análise da qualidade do ar em ambientes climatizados

O ar condicionado é considerado um recurso para o conforto e segurança para funcionários, produtos e para as pessoas que ali transitam. No entanto, somente a utilização de filtros para ar condicionado nestas circunstâncias não é considerada a melhor maneira de se garantir um ambiente livre de poluentes e agentes de contaminação. Bons equipamentos, planejamento, manutenção e análises do ar, aliado a um rigoroso PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) se fazem fundamentais para assegurar a qualidade do ar interno de uma empresa.

Pensando nisso, trouxemos os parâmetros acerca de análise da qualidade do ar em ambientes climatizados. Não se esqueça de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

PMOC do Sistema de Climatização

O PMOC deve estar coerente com a legislação de Segurança e Medicina do Trabalho. Os procedimentos de manutenção, operação e controle dos sistemas de climatização e limpeza dos ambientes climatizados, não devem trazer riscos à saúde dos trabalhadores que os executam, nem aos ocupantes dos ambientes climatizados.

Referências de qualidade do ar

O risco da não implementação do PMOC, é a possibilidade de ocorrências de micro epidemias de doenças oriundas da má qualidade do ar. O período determinado pela Resolução 09, de janeiro de 2003 da ANVISA é de um intervalo de seis meses, seguindo o padrão de referência de qualidade do ar de interior em ambientes climatizados de uso público e coletivo.

Compartilhe este post e marque seus amigos!

Identificação os poluentes

É necessário, primeiramente, identificar os principais poluentes externos do ambiente a ser analisado. A partir deste estudo, é possível comparar a qualidade do ar interna e externamente para então testar a eficácia dos dispositivos utilizados na purificação do ambiente climatizado. É recomendado, inclusive, um estudo do ar externo nas proximidades do edifício em questão, para saber as propriedades exatas do ar que é posto para dentro do local.

Classificação os ambientes internos e externos

Segundo a norma EN13779:2007 é recomendado, após a análise, classificar a área externa do edifício baseando-se nos limites aceitáveis de concentração de poluentes e no histórico de medição das imediações do local. Em seguida, é preciso categorizar o ambiente interno de acordo com a pureza desejada e necessária para adequação às finalidades do local, levando em consideração as estruturas físicas como iluminação, acústica e ambiente térmico. O critério de classificação está relacionado com a vasão de entrada de ar externo e não a qualidade do ar interno em si. As categorias são listadas como:

Categoria I: Expectativa muito elevada, recomendada para espaços ocupados por pessoas que são sensíveis e frágeis, com demandas específicas, como os doentes, crianças e idosos;

Categoria II: Expectativa normal, nesta categoria está os novos edifícios e edifícios reformados;

Categoria III: Expectativa moderada que pode ser utilizada para os edifícios já existentes;

Categoria IV : Inclui os casos que não se enquadram nas categorias acima. Esta categoria deve ser aceita apenas por um período limitado no ano.

Escolher os filtros

A escolha dos filtros deve ser feita de modo a remover todo tipo de contaminantes no ambiente interno, considerando as condições pré-existentes no local e a finalidade da qualidade do ar. No entanto, isso só é possível após ter adotado todas as medidas possíveis para evitar a dispersão de poluentes no ar.

Aprimorar os métodos normatizados

Após adotar todas as medidas para evitar a entrada de contaminantes em ambientes climatizados artificialmente, recomenda-se utilizar os recursos filtrantes adotados para estabelecer as condições de contaminação que possam trazer riscos leves à saúde humana.
Esta caracterização deve ser feita na prática, observando o desempenho do filtro com o tempo e utilização.

A Analytics Brasil trabalha com análises químicas do ar para a segurança de sua empresa! Contate-nos e saiba mais.

Referências Bibliográficas

Artigo 'Meio Ambiente' - MEC

Artigo 'Filtragem do Ar' - ASBRAV

Resolução 9 - ANVISA

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Comentários