THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 

Quem somos?

Analytics Brasil é uma representação do Laboratório Americano Analytics Corporation, reconhecido mundialmente desde 1977 pelas análises realizadas na área de Higiene Industrial.

A Analytics Brasil chega ao mercado brasileiro trazendo serviços para fins de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho como análises químicas, assessoria e consultoria, treinamentos e aluguel de equipamentos.






Cultura de saúde e segurança

Analytics Brasil      quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Cultura de saúde e segurança

A cultura organizacional refere-se a um comportamento difundido em uma organização. Ela define as normas que não estão no papel, ou seja, como as coisas realmente funcionam na empresa, reflete suas atitudes e os seus valores.

A cultura de uma organização é extremamente importante e positiva para a saúde e segurança do trabalhador, isso faz com que os riscos sejam minimizados e que raramente aconteça algum tipo de acidente.

O comportamento do trabalhador está diretamente relacionado à exposição a agentes prejudiciais do local de trabalho. O uso incorreto dos materiais pode trazer diversos danos para meio ambiente e para a saúde do indivíduo.

O contato com materiais prejudiciais pode ocorrer de diversas formas:

  • Através do uso de ferramentas contaminadas ou ao espalhar uma pasta química com as mãos;
  • Com o uso de equipamentos de proteção individual que transfiram o contaminante no momento de vestir e remover o equipamento;
  • Uma manutenção inadequada dos equipamentos e do ambiente de trabalho;
  • A não execução da limpeza após a realização das tarefas;
  • Retirar o equipamento de proteção individual ou até não utilizá-lo durante o trabalho;
  • Deixar de remover a roupa de proteção;
  • Não lavar as mãos antes do intervalo de refeição.

Cultura Positiva

Em uma cultural organizacional positiva é notório que os trabalhadores utilizem todos os equipamentos de segurança, o ambiente de trabalho não esteja propício a nenhum risco e que todas as medidas de controle estejam ativas.

Cultura Negativa

Em culturas negativas acontece exatamente o contrário. Os trabalhadores desrespeitam as normas e regras exigidas pela empresa e os gerentes ignoram.

Para a melhoria da cultura de segurança de uma organização é necessário que:

  • Os gerentes encorajam os funcionários a produzir de uma forma segura;
  • Todos se envolvam na cultura da organização;
  • O monitoramento da cultura seja feito pelos supervisores da organização;
  • Haja o estabelecimento de normas e regras para os trabalhadores.

Para a modificação dos comportamentos negativos dos trabalhadores de uma empresa e uma melhor segurança para a sua saúde, é necessário compreender os diversos fatores que influenciam em seus comportamentos.

A compreensão se dá através do modelo Antecedentes-Comportamento-Consequências (A-B-C). Confira:

  • Antecedentes:

Criam a motivação inicial para a ação. Essa etapa inclui instruções para o gerente da organização, campanhas de publicidade, conscientização do departamento de segurança ocupacional.

  • Comportamento:

Refere-se a como as mensagens são recebidas pelo trabalhador, é o ato observável. O comportamento é analisado e quantificado por todos os envolvidos.

  • Consequências:

O trabalhador observa as consequências por si próprio, ele pode considerar que realizar uma tarefa em um ambiente de trabalho limpo é muito mais eficaz. Nessa etapa, o trabalhador consegue obter um feedback de todos os supervisores e colegas com o que ele não pode voltar a repetir e os resultados positivos que obteve.

A modificação comportamental eficaz só é possível através da motivação dos gerentes e profissionais de saúde e que consigam encontrar formas de minimizar as conseqüências negativas e reforçar as positivas dos comportamentos desejados.

 

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

 

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

 

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Fonte: https://www.ohlearning.com/Files/Student/KA02%20v2-0%2018Oct10%20Manual%20Do%20Aluno1.pdf

 

Comentários