THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 

Quem somos?

Analytics Brasil é uma representação do Laboratório Americano Analytics Corporation, reconhecido mundialmente desde 1977 pelas análises realizadas na área de Higiene Industrial.

A Analytics Brasil chega ao mercado brasileiro trazendo serviços para fins de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho como análises químicas, assessoria e consultoria, treinamentos e aluguel de equipamentos.






Higiene ocupacional e medicina do trabalho: entenda a relação

Analytics Brasil      quarta-feira, 7 de junho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Higiene ocupacional e medicina do trabalho: entenda a relação

Os termos higiene ocupacional e medicina do trabalho são usados comumente, mas existem muitas dúvidas no que concerne às semelhanças e às diferenças dos conceitos abordados por eles. Há mais de um século, essas teorias vêm protegendo o trabalhador de doenças relacionadas ao trabalho. Tanto a higiene ocupacional quanto a medicina do trabalho estão relacionados com a proteção da saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho, mas de formas diferentes que derivam de suas origens históricas.

Entenda suas diferenças neste artigo! Não se esqueça de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

O que é a medicina do trabalho?

Também denominada medicina ocupacional, trata-se de um ramo da medicina que tem como objetivo manter a integridade física do trabalhador. O médico do trabalho age de modo a proteger o trabalhador contra todos os riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos a que ele possa estar exposto em seu local de trabalho ou a que ele é submetido devido às suas funções. Garante também a compatibilidade de suas aptidões a suas funções, além de contribuir para o máximo bem estar físico e mental do trabalhador. Dessa forma, o médico do trabalho deve avaliar os impactos que determinado trabalho tem sobre o funcionário, tratando as condições que se apresentam, visando prevenir a evolução dessas e o surgimento de novas doenças.

A medicina do trabalho surgiu no século XIX, na Inglaterra, com a revolução industrial, a partir da qual os trabalhadores foram submetidos a um processo intenso de produção que prejudicava seu estado de saúde e tornaria o sistema econômico inviável em pouco tempo caso não houvesse uma intervenção médica.

Compartilhe este post e marque seus amigos!

O que é higiene ocupacional?

No pós-guerra, com a produção industrial elevada e o surgimento de novos processos fabris, equipamentos e produtos químicos, houve um grande aumento no número de acidentes e doenças no trabalho, tendo como consequência elevados gastos com indenizações. A intervenção médica não era mais suficiente para garantir a saúde do trabalhador. Daí surge o conceito de higiene ocupacional, ampliando a atuação médica da medicina ocupacional para ações sobre o ambiente de trabalho, por meio de estratégias multidisciplinares e do apoio de outras profissões, como a engenharia química. Assim, o principal objetivo passa a ser o de intervir no ambiente laboral a fim de reduzir os riscos ali presentes, e não apenas de prevenir que eles aflijam o trabalhador, como na medicina do trabalho.

Atualmente, toda empresa, pública ou privada, tem como obrigação dispor de uma equipe composta por um médico, um engenheiro, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um técnico de segurança, todos especializados em saúde e segurança do trabalhador. Os trabalhadores devem ser informados dos riscos do local de trabalho, serem orientados quanto à prevenção de acidentes e terem acesso aos resultados dos exames médicos que realizam. Além disso, a equipe de segurança do trabalho deve trabalhar para limitar riscos e disponibilizar gratuitamente todo o equipamento de proteção individual necessário para a execução do trabalho.

Quais os benefícios da higiene ocupacional?

A higiene ocupacional traz benefícios tanto para o empregador quanto para o empregado. O trabalhador tem acesso garantido a um serviço de saúde que visa garantir seu bem estar físico e mental e que tende a ser mais eficiente e mais rápido do que os serviços externos, oferecendo maior qualidade de atendimento.Com isso, o trabalhador fica mais motivado a trabalhar com todo o seu potencial e num ambiente de trabalho seguro, aumentando a produção e beneficiando o empregador.

A Analytics Brasil é o maior laboratório de análises químicas e higiene ocupacional do país. Contate-nos e saiba mais!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Referências Bibliográficas

Apostila de Segurança do Trabalho - UFPE

Artigo 'Segurança do Trabalho' - MEC

 

 

Comentários