THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 

Quem somos?

Analytics Brasil é uma representação do Laboratório Americano Analytics Corporation, reconhecido mundialmente desde 1977 pelas análises realizadas na área de Higiene Industrial.

A Analytics Brasil chega ao mercado brasileiro trazendo serviços para fins de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho como análises químicas, assessoria e consultoria, treinamentos e aluguel de equipamentos.






O que é PAIR?

Analytics Brasil      quarta-feira, 14 de junho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

O que é PAIR? 

Entende-se como ruído toda interferência desagradável que causa poluicao sonora, geralmente são barulhos ou ruídos não desejados que estão relacionados à percepção auditiva. A partir disso, o ruído pode ser nocivo, e podem haver riscos da ocorrência de PAIR. Saiba neste post suas causas, prevenção, sintomas e tratamentos.

Não se esqueça de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades! 

PAIR

A sigla PAIR refere-se à Perda Auditiva Induzida por Ruído, que é considerada uma doença ocupacional. Segundo o Ministério da Saíde, ela trata-se de uma redução da acuidade auditiva que acontece gradualmente e ocorre devido à exposição prolongada de pressão sonora. Pode atingir ambos os ouvidos, considerada  uma perda auditiva bilateral. Vale ressaltar que trata-se de uma condição irreversíve, ou seja, não há cura para a PAIR.

Causas

O que causa a PAIR é a degeneração das células ciliadas do interior do canal auditivo, esta degeneração é desencadeada pela presença de alguns fatores. O ruído é considerado o principal agente causal da PAIR, porém outros fatores estão envolvidos na etiologia da doença, tal como:

Ruído: para ser responsável pela perda auditiva, o ruído deve atingir no mpinimo 85dB e a exposição deve ser contínua, isto é, durante horas e diariamente, mas vale ressaltar que quanto maior o nível em decibéis, menor deve ser o tempo de exposição.

Substâncias químicas: alguns produtos presentes na atividade laboral são nocivos à audição, como metais (arsênio, manganês e mercúrio), gases (monóxido de carbono e nitrato de butila), e alguns solventes orgânicos, como tolueno, xileno, butanol, dissulfeto de carbono e afins.

Vibração: além dos aspecto sonoro, a vibração também contribui com as alterações auditivas.

Outros fatores: idade, sexto e histórico médico são fatores de risco que devem ser considerados na compreensão da etiologia da doença.

Prevenção

Como a PAIR é uma doença relacionada ao trabalho, a empresa deve oferecer as medidas preventivas, que são o controle de ruído, buscando alternativas para reduzí-los, como adequar acústica das paredes, isolar máquinas realizar manutenção frequente das máquinas e equipamentos, além da redução da jornada de trabalho quando não há possibilidades de redução do ruído, o trabalhador não deve ser exposto por muito tempo. O uso do protetor auricular também é necessário para todos os funcionários, bem como medidas educativas e campanhas de conscientização da importância de proteger-se dos ruídos.

Sintomas

O principal sintoma da PAIR é a redução da capacidade auditiva do trabalhador, ou seja, a perda gradual da eficiencia auditiva, bem como outros sintomas que são: zumbidos ,dificuldade de compreensão de diálogos, necessidade de ouvir rádio, tv e música em volumes elevados, dores de cabeça, alteração do sono, etc. 

Tratamento

A PAIR é uma condição irreversível, sendo assim o tratamento é direcionado à melhora da qualidade de vida e a prevenção de piora do quadro, não à cura ou recuperação da audição.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Referências Bibliográficas

Protocolo de PAIR - Ministério da Saúde

Comentários