THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

 

Quem somos?

Analytics Brasil é uma representação do Laboratório Americano Analytics Corporation, reconhecido mundialmente desde 1977 pelas análises realizadas na área de Higiene Industrial.

A Analytics Brasil chega ao mercado brasileiro trazendo serviços para fins de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho como análises químicas, assessoria e consultoria, treinamentos e aluguel de equipamentos.






O manuseio correto dos EPIs

Analytics Brasil      sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

O manuseio correto dos EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de proteger funcionários de riscos presentes no ambiente ocupacional, precisam possuir o Certificado de Aprovação (CA), em conformidade com a legislação vigente. Contudo, o manuseio, limpeza e utilização correta do EPI é tão importante quanto à certificação, uma vez que ao ser utilizado em más condições, pode prejudicar a saúde dos trabalhadores.

Para saber mais sobre o manuseio correto de EPI, continue lendo este artigo. Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

EPI

A NR-6 é responsável por regulamentar o uso do EPI. Além da obrigatoriedade do uso, a adoção de medidas para limpeza e armazenagem de forma correta também estão previstas pela legislação. As empresas que executam procedimentos que requerem o uso de EPIs devem realizar diariamente a fiscalização do estado dos equipamentos, a fim de identificar rachaduras, furos e possíveis danos que prejudiquem a eficácia de proteção do trabalhador.

Recomenda-se que haja um procedimento de conferência dos equipamentos regular, além de um profissional designado para instruir os funcionários a reportarem quaisquer danos existentes nos equipamentos. Caso existam dúvidas sobre o estado deuso adequado do EPI, pode-se consultar as recomendações do fabricante.

Fique atento à utilização correta dos EPIs

A utilização do EPI não estará em conformidade com a legislação, quando:

- Quando o Certificado de Aprovação estiver vencido e não existir a possibilidade de renovação;
- Quando o EPI estiver vencido;
- Quando houver rachaduras, furos ou danos que ocasionem a redução da eficácia do equipamento;
- Quando houver peças soltas ou faltantes no equipamento.

Além disto, todos os funcionários devem ser orientados quanto ao uso correto do EPI, que deve sempre ser adequado ao risco pelo qual o trabalhado está exposto.

Como realizar a limpeza do EPI?

Alguns EPIs devem ser lavados diariamente. Esta necessidade se dará de acordo com as atividades que são exercidas pelo funcionário e a quais agentes de risco o EPI é responsável por proteger o trabalhador.

Capacete: ao final do dia, limpe-o com um pano úmido e deixe-o secar até o dia seguinte;

Óculos: no fim do expediente, lave-o com sabão neutro e água corrente, sem utilizar esponjas de limpeza. Seque-o com uma toalha macia ou papel e não o utilize caso apresente alguma avaria.

Respirador: deve ser limpo com um pano úmido e seco com uma toalha macia diariamente. Quando necessário, deve-se trocar o filtro do respirador.

Protetor auditivo: deve ser limpo ao fim do dia para remover a secreção do ouvido e poeiras externas.

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e daACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Fontes:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/seguranca-e-saude-ocupacional-epi-/57677

http://www.den.ufla.br/attachments/article/71/uso_epi.pdf

Comentários